pinTecnocold
phone-iconContato 0800-111-696


Rede de Frio

Os cuidados com a Rede de Frio são fundamentais para preservar as características de medicamentos refrigerados em geral e por isso toda a operação é realizada em conformidade com as Boas Práticas de Distribuição e Armazenagem, preconizados pela legislação sanitária vigente.


As instalações da Tecnocold foram projetadas para atender aos requisitos regulatórios do setor e especialmente a Rede de Frio, dispondo de recursos tecnológicos avançados para garantir a qualidade e segurança em cada uma das etapas da operação logística, do recebimento à expedição.

Recepção
tec recepcao

Área específica para este fim, com paletes/estrados para acomodação das embalagens que contém os medicamentos refrigerados em geral enquanto é realizada a conferência dos volumes e analisada a integridade física das caixas de embarque. Em seguida são transferidas para a câmara fria, onde a temperatura das superfícies dos cartuchos é obtida. Neste momento os lotes e validades dos produtos são averiguados e o recebimento propriamente dito é realizado. Os produtos permanecem em quarentena até que o responsável técnico libere sua armazenagem, que somente ocorrerá após todas as conferências.

Armazenamento
tec armazenamento

Os produtos são armazenados em equipamentos de acordo com a especificação de conservação do medicamento, sob rígido controle de lote, validade (*PEPS) e temperatura. Os monitoramentos térmicos dos equipamentos são realizados por 24 horas/dia, com auxílio de software de controle específico capaz de fornecer relatórios diários e/ou gráficos dos eventos relativos à temperatura. Este possui configuração para emissão de alarmes, envio de e-mails e ligações telefônicas, na ocorrência de qualquer alteração significativa de temperatura, bem como em quedas de energia elétrica, além do que pode ser acessado remotamente, caso necessário.

*Primeiro que expira, primeiro que sai.

Separação

Além da integração pessoal do setor de Separação/Logística com os canais de atendimento, com o sistema operacional, com os romaneios de despacho e com os relatórios de entrega, que otimizam a separação dos medicamentos, há o "Estoque de Giro" (cabine refrigerada) entre a Câmara Refrigeradora e a Pré-Câmara climatizada, onde são preparadas as embalagens terciárias isotérmicas. Este equipamento diminui as entradas frequentes na Câmara Refrigeradora, consequentemente a exposição ocupacional a baixas temperaturas e a troca de calor entre o meio externo e a Câmara.

Todo o processo de separação é realizado por pessoal devidamente treinado e experiente na manipulação de medicamentos refrigerados, com agilidade e passando por três etapas sucessivas de conferência, por diferentes colaboradores até o fechamento propriamente dito da embalagem, conforme padrão qualificado específico.

Embalagenstec embalagens

Os padrões de embalagens utilizados para o acondicionamento dos medicamentos refrigerados foram qualificados para a validação de todo o processo de distribuição. Tais padrões, constituídos por caixas de poliestireno expansível (isopor), elementos refrigerantes e isolantes térmicos (provenientes de renomadas empresas, devidamente qualificadas para sua produção) foram desenvolvidos por meio de contínuos testes de campo por rotas reais  consideradas críticas, monitoradas continuamente até angariar dados suficientes que embasassem por sua repetibilidade a confecção de “configurações padrões”, ideais para cada quantidade de produto, com vida útil de no mínimo 24 até 72 horas entre 2°C e 8°C.

Expedição


A expedição dos medicamentos refrigerados é realizada a partir da organização das embalagens, devidamente etiquetadas e conferidas contra seus documentos fiscais. As embalagens são dispostas em área dedicada, separadas conforme rota preestabelecida pelo setor de Logística, para serem distribuídas oportunamente nos horários de coleta estipulados para as transportadoras ou, quando necessário, conforme o despacho nos terminais de carga.

Transporte

Os medicamentos refrigerados são transportados de acordo com procedimentos que estabelecem evidências documentadas, com alto grau de confiabilidade e que reproduzem os resultados de conservação esperados para um produto de natureza biológica durante o transporte (Validação de Transporte).

O transporte é realizado por frota própria de veículos ou por empresas prestadoras de serviço, devidamente homologadas pelos órgãos sanitários e previamente qualificadas por equipe técnica, conforme as orientações da legislação vigente.
© 2014 Tecnocold.com.br . Todos os direitors reservados | version 20170310